Infecção urinária sem sintomas (Bacteriúria assintomática):Nem sempre é preciso usar antibióticos?

Bacteriúria Assintomática: Entenda porque nem sempre o tratamento com antibióticos é necessário

A infecção do trato urinário é uma ocorrência comum na prática clínica, mas o que muitos pacientes e até mesmo profissionais de saúde desconhecem é que a presença de bactérias na urina – um quadro conhecido como bacteriúria – nem sempre indica a necessidade de tratamento com antibióticos.

O que é Bacteriúria Assintomática?

A Bacteriúria Assintomática é a presença de bactérias na urina sem que o paciente apresente sintomas de uma infecção do trato urinário, como a urgência para urinar, ardência durante a micção, dor abdominal ou dor lombar. É comum em mulheres saudáveis e em idosos, sendo a Escherichia coli a bactéria mais frequentemente encontrada.

Como é feito o diagnóstico da Bacteriúria Assintomática?

O diagnóstico da bacteriúria assintomática é realizado através do exame de urina. Nas mulheres, é necessário que haja duas amostras com 100 mil unidades formadoras de colônia em dois exames separados de urina. Nos homens, é necessário apenas um exame com 100 mil unidades formadoras de colônia. No caso da coleta de urina ter sido realizada com cateter, é necessário que haja mais de 100 unidades formadoras de colônia para caracterizar a bacteriúria assintomática.

O uso indiscriminado de antibióticos deve ser evitado em alguns casos de infecções urinárias porque pode causar resistência bacteriana, efeitos colaterais e recorrência da infecção. Os antibióticos são medicamentos que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção, mas devem ser usados somente quando prescritos por um médico, na dose e no tempo adequados.

As infecções urinárias podem se desenvolver em qualquer parte das vias urinárias, como na bexiga, uretra e rins, e são mais comuns em mulheres. Os sintomas mais frequentes são dor ou desconforto para urinar, vontade de urinar frequentemente e urina com mau cheiro ou cor alterada. Em alguns casos, pode haver febre, calafrios e dor nas costas.

Existem vários tipos de antibióticos para infecção urinária, como a fosfomicina, a nitrofurantoína, o sulfametoxazol + trimetoprima ou a ceftriaxona, por exemplo. A escolha do antibiótico depende do tipo de bactéria envolvida, da gravidade da infecção e das condições do paciente. O tempo de tratamento também varia de acordo com cada caso, podendo ser de dose única ou de 7 a 10 dias.

O uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao surgimento de bactérias resistentes, que não são eliminadas pelo medicamento e podem causar infecções mais graves e de difícil tratamento. Além disso, os antibióticos podem provocar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, alergias e alterações na flora intestinal e vaginal. Essas alterações podem favorecer o crescimento de fungos como a Candida albicans, que pode causar candidíase.

Outro problema do uso indiscriminado de antibióticos é a recorrência da infecção urinária, que ocorre quando a infecção não é completamente curada ou quando há uma nova infecção por outra bactéria. A recorrência pode aumentar o risco de complicações como pielonefrite (infecção nos rins) ou urosepsis (infecção generalizada).

Portanto, o uso indiscriminado de antibióticos deve ser evitado em alguns casos de infecções urinárias, pois pode trazer mais prejuízos do que benefícios para a saúde. O ideal é consultar um médico para fazer o diagnóstico correto da infecção e receber a orientação adequada sobre o tratamento mais indicado para cada caso.

Antibióticos na Bacteriúria Assintomática: Quando Tratar?

Na maioria dos casos, o tratamento da bacteriúria assintomática com antibióticos não é indicado, pois pode levar ao surgimento de resistência bacteriana. Contudo, existem situações em que o tratamento se faz necessário.

Mulheres em Idade Pré-menopausa

Nas mulheres em idade pré-menopausa, mesmo que no exame de urina se encontre a presença de bactérias e a paciente não relate sintomas de infecção urinária, o tratamento com antibióticos não é indicado. Isso porque estudos demonstram que esta medida, além de aumentar a resistência bacteriana, não previne a ocorrência de episódios futuros de cistites e pielonefrites, que são, respectivamente, a infecção na bexiga e no rim.

Pacientes Gestantes

Nas gestantes, o cenário é diferente. Para estas pacientes, recomenda-se um exame de urina no início da gestação e, caso haja bacteriúria assintomática, o tratamento é indicado. Isso ocorre porque a simples presença de uma bactéria no exame de urina aumenta em 20 a 30 vezes a possibilidade de uma infecção nos rins ao longo da gestação, e sabemos que uma infecção renal em pacientes gestantes pode acarretar complicações sérias.

Diabéticos

Pacientes diabéticos, tanto homens quanto mulheres, também não se beneficiam do tratamento para bacteriúria assintomática. Isso porque os possíveis efeitos colaterais da administração de antibióticos superam os benefícios de tratar uma infecção assintomática.

Idosos

Idosos, principalmente homens com aumento do volume da próstata, podem apresentar bacteriúria assintomática em cerca de 30 a 40% dos casos após os 60 anos. No entanto, o tratamento com antibióticos também não é necessário nesses casos.

Pacientes com Traumatismo na Coluna ou Uso de Cateter

Pacientes que sofreram um traumatismo na coluna ou que fazem uso de cateteres também não se beneficiam do tratamento para bacteriúria assintomática, a menos que estejam febris ou sintam algum incômodo.

Pacientes Pré-Procedimentos Urológicos

Uma exceção importante é o paciente que será submetido a um procedimento urológico. Nesses casos, é prudente realizar o exame de cultura da urina. Se o exame for positivo, mesmo que o paciente não tenha sintomas, o tratamento dessa infecção é indicado. Isso ocorre porque o procedimento pode causar um traumatismo na mucosa do trato genital e esse traumatismo pode predispor o paciente a quadros de infecções urinárias mais severas, como sepse.

Pacientes com imunidade baixa

O uso de antibióticos em infecções urinárias assintomáticas em pacientes imunossuprimidos não dever ser feito por vários motivos. Primeiro, porque a bacteriúria assintomática não é considerada uma infecção verdadeira, mas sim uma colonização da bexiga por bactérias que não causam danos ao organismo. Segundo, porque o uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, dificultando o tratamento de infecções futuras.

Resumindo, os pacientes que se beneficiam do tratamento com antibióticos mesmo estando assintomáticos de queixas urinárias são as gestantes, aqueles pacientes que apresentaram bacteriúria após 48 horas de uso de uma sonda e antes de procedimentos urológicos. Nos demais casos, o tratamento para bacteriúria assintomática não está indicado. Essa abordagem é uma forma importante de prevenir a resistência bacteriana e de assegurar que antibióticos sejam usados somente quando absolutamente necessários.

Pergunta 1: O que é Bacteriúria Assintomática?

Resposta: A Bacteriúria Assintomática é a presença de bactérias na urina sem que o paciente apresente sintomas de uma infecção do trato urinário, como a urgência para urinar, ardência durante a micção, dor abdominal ou dor lombar.

Pergunta 2: Como é feito o diagnóstico da Bacteriúria Assintomática?

Resposta: O diagnóstico da bacteriúria assintomática é realizado através do exame de urina. Nos homens e mulheres, é necessário um exame com uma certa quantidade de unidades formadoras de colônia. A quantidade necessária varia de acordo com o gênero e o método de coleta da urina.

Pergunta 3: Por que não se deve usar antibióticos de maneira indiscriminada em todos os casos de infecções urinárias?

Resposta: O uso indiscriminado de antibióticos deve ser evitado pois pode causar resistência bacteriana, efeitos colaterais e recorrência da infecção. Os antibióticos são medicamentos que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção, mas devem ser usados somente quando prescritos por um médico, na dose e no tempo adequados.

Pergunta 4: Quando se deve tratar a Bacteriúria Assintomática com antibióticos?

Resposta: Em alguns casos, o tratamento da bacteriúria assintomática com antibióticos se faz necessário. Alguns desses casos incluem gestantes, pacientes que apresentaram bacteriúria após 48 horas de uso de uma sonda e antes de procedimentos urológicos.

Pergunta 5: Por que gestantes com Bacteriúria Assintomática devem ser tratadas?

Resposta: Para gestantes, a presença de uma bactéria no exame de urina aumenta em 20 a 30 vezes a possibilidade de uma infecção nos rins ao longo da gestação, o que pode acarretar complicações sérias. Por isso, o tratamento é indicado.

Pergunta 6: E em relação aos pacientes idosos, diabéticos e aqueles que sofreram um traumatismo na coluna ou que fazem uso de cateteres?

Resposta: Nestes casos, o tratamento para bacteriúria assintomática geralmente não é indicado, a menos que o paciente esteja febril ou sinta algum incômodo. Isto se deve ao fato de que os possíveis efeitos colaterais da administração de antibióticos superam os benefícios de tratar uma infecção assintomática.